Psicoterapia
Avaliação Psicológica

Quem Sou
Sou Magno Pinheiro, Bacharel em Psicologia pela Universidade de Vila Velha. Possuo capacitação em Avaliação Psicológica com foco em procedimentos cirúrgicos, Saúde mental e gerontologia, sou pós graduando em Terapia Cognitivo Comportamental.
Atuo com psicoterapia individual para adultos e idosos, com foco em ansiedade, luto, depressão, vulnerabilidade emocional e controle das emoções. Possuo trabalhos na reinserção do idoso ao mercado de trabalho e no atendimento a idosos institucionalizados e atenção psicológica aos familiares.
.
Minha trajetória profissional vem de desenvolver pessoas, tornando-as mais capazes e com melhor qualidade de vida. Atuei com liderança e desenvolvimento de pessoas por mais de 10 anos e foi aí que eu tive a percepção da minha missão e que ela era muito maior que eu.
.
A psicologia me apresentou um mundo novo, onde não adianta saber usar e aplicar todas as técnicas, se não olhar para o outro com os olhos da alma.
.
.jpg)
Especialista em terapia de ansiedade, depressão e transtornos alimentares.
Ansiedade
A ansiedade é um sentimento ligado à preocupação, nervosismo e medo intenso. Apesar de ser uma reação natural do corpo, a ansiedade pode virar um distúrbio quando passa a atrapalhar nosso dia a dia.
De fato, os transtornos de ansiedade são mais comuns do que se imagina.
Com a psicoterapia você irá aprender a ter mais controle sobre os sintomas, mas acima de tudo, irá transformar o seu jeito de agir e de se relacionar consigo mesmo e com o mundo diante de situações estressantes.
O benefício disso é um aumento no seu bem-estar e na qualidade de vida.
Depressão
A depressão é um transtorno comum, mas muito sério, que interfere na vida diária, capacidade de trabalhar, dormir, estudar, comer e aproveitar a vida. É causada por uma combinação de fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos.
O episódio depressivo pode ser
classificado como leve, moderado ou
grave. Tal classificação se dará de acordo com a frequência, gravidade e duração das apresentações sintomáticas.
a psicoterapia breve é a intervenção
psicoterapêutica particularmente
indicada para o tratamento, já que além de reduzir o sofrimento psíquico do paciente, ajuda o deprimido a reorganizar seu projeto de vida.
Transtornos alimentares
Os transtornos alimentares são condições graves relacionadas a comportamentos alimentares persistentes que afetam negativamente sua saúde, suas emoções e sua capacidade de funcionar em áreas importantes da vida. Os transtornos alimentares mais comuns são anorexia nervosa, bulimia nervosa e transtorno da compulsão alimentar periódica.
Tendo em vista que os transtornos alimentares surgem com grande frequência na infância e na adolescência, o profissional de saúde envolvido com o atendimento deste grupo etário deve estar bem familiarizado com suas principais diretrizes clínicas. O diagnóstico precoce e uma abordagem terapêutica adequada dos transtornos alimentares são fundamentais para o manejo clínico e o prognóstico destas condições.
Avaliação para cirurgias
A principal questão que torna o paciente elegível para um procedimento cirúrgico é a avaliação de suas motivações – e a procedência de suas razões. O papel do psicólogo é avaliar se há sofrimento psicossocial envolvido na decisão de passar por um procedimento que vai mudar a vida do paciente.
O atendimento psicológico ao paciente elegível não acontece apenas para atestar sua sanidade mental. O acompanhamento acontece dentro de um processo educativo para assegurar que a pessoa irá seguir as orientações pós-cirúrgicas – só assim ele terá sucesso no procedimento.
Trauma
Um trauma emocional ou psicológico se instala devido a sequelas deixadas por situações que causaram sofrimento ou dor, seja emotiva ou física, das quais as consequências foram tão grandes que acabam por afetar o pensamento e o comportamento da pessoa. Os acontecimentos traumáticos mais comuns estão relacionados à violência e o medo como assaltos, estupros, traições, agressões ou acidentes.
O tratamento depende da gravidade do trauma psicológico do paciente, mas em geral é realizado através de conversas onde o objetivo principal é reconhecer, entender e aceitar cada uma das emoções e sentimentos deixados pela situação traumática para que em um futuro próximo o paciente desenvolva habilidade para lidar com as crises e viver normalmente com o trauma.
Terapia de Jovens e Adultos
Ser jovem adulto é estar "em cima do muro". Já não se é adolescente e ainda não se é adulto. Mas, tem que se descer o muro e muitas vezes não é fácil essa descida : desencadeia tensão e é vivida com muita angústia. Exige-se socialmente ao jovem adulto o estar preparado para a vida e este, toma como sua, essa exigência.
A psicoterapia é o tratamento mais eficaz na maioria dos quadros de transtornos mentais, distúrbios do humor e do comportamento, assim como em quaisquer situações de intenso sofrimento. Apesar de ser buscada predominantemente em situações de dor, o processo terapêutico também é a primeira opção daqueles que desejam conhecer-se melhor para desenvolver seus potenciais de crescimento pessoal e ampliar seus horizontes.